terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Embora pequenos, foram escolhidos por Deus! (Parte 1)

Atendendo uma solicitação da irmã Angeluce, que me solicitou algo destinado aos pequeninos, escrevo algo, ainda que resumido, a cerca dos mesmos. Segue esta postagem e as demais com o mesmo título!

Durante a história, tanto do povo de Deus (Israel) e até mesmo da Igreja primitiva, vemos nas páginas Sagradas algumas pessoas que foram chamadas a um ministério especial quando ainda eram muito jovens, ou até mesmo antes de seu nascimento.

Gênesis 37 nos relata a história de José. Ainda bem jovem, José tinha uma chamada especial da parte de Deus, quando invejado por seus irmãos foi vendido como escravo para o Egito. Deus honrando a fidelidade deste jovem colocou ele em lugar de destaque na casa de Potifar, general dos exércitos de faraó. E a Palavra de Deus nos diz que tudo quando José colocava a mão, isto prosperava, pois Deus estava com José. Por José ter boa feição física, despertou o desejo carnal da mulher de Potifar. Colocado a prova, José não decepcionou a Deus, manteve-se fiel ao Senhor, e por sua fidelidade, foi caluniado e posto em prisão no cárcere.

Deus tendo um plano na vida deste jovem, permitiu que junto a ele fossem encarcerado dois trabalhadores que serviam a faraó, os quais tiveram sonhos que foram interpretados por José, por obra do Senhor. Cumprindo-se o que José havia dito aqueles homens, um deles mantendo-se em vida, logo se esqueceu do que José por ele tinha feito.

Mas tudo na vida do homem tem um tempo determinado por Deus, e José sabia disto, e continuou a confiar no Senhor. Após dois anos Faraó teve sonhos, os quais não puderam ser interpretados por seus adivinhos. Neste momento o copeiro-mor de Faraó lembrou-se de José, o qual, durante o período em que esteve no cárcere, interpretou os seus sonhos.

Faraó ouvindo falar de José, mandou chamá-lo. Orientado pelo Espírito do Senhor, José trouxe interpretação aos sonhos de Faraó. Gênesis. 41

Após trazer interpretação aos sonhos de Faraó, o nome do Senhor foi glorificado, pois disse Faraó: “E disse Faraó a seus servos: Acharíamos um homem como este em quem haja o Espírito de Deus?Gênesis 41.38

Como a vontade de Deus cumpre-se na vida dos seus escolhidos, José foi colocado como governador do Egito, o segundo mais alto posto daquela nação. Durante os sete anos de fartura, Deus abençoou José com grande sabedoria para ajuntar alimentos, a ponto de fartar a fome do povo durante os sete anos de fome e miséria que assolaria a terra sete anos depois.

Durante a fome que se instalou na terra, Jacó envia os seus filhos, irmãos de José, a comprar mantimento no Egito. O encontro de José com seus irmãos que o haviam vendido como escravo foi algo tremendo, uma história que nos traz reflexão e emoção ao lermos a Palavra de Deus. Gênesis 42 - 46

Deus usou a vida de José para num futuro, livrar sua família da fome e da morte, e assim o plano de Deus cumpriu-se mais uma vez.

Em Cristo,

André Gonçalves.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails