sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

As razões dos fracassos humanos.

“Ora, toda a terra tinha uma só língua e um só idioma. E deslocando-se os homens para o oriente, acharam um vale na terra de Sinar; e ali habitaram. Disseram uns aos outros: Eia pois, façamos tijolos, e queimemo-los bem. Os tijolos lhes serviram de pedras e o betume de argamassa. Disseram mais: Eia, edifiquemos para nós uma cidade e uma torre cujo cume toque no céu, e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra. Então desceu o Senhor para ver a cidade e a torre que os filhos dos homens edificavam; e disse: Eis que o povo é um e todos têm uma só língua; e isto é o que começam a fazer; agora não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer.
Eia, desçamos, e confundamos ali a sua linguagem, para que não entenda um a língua do outro. Assim o Senhor os espalhou dali sobre a face de toda a terra; e cessaram de edificar a cidade. Por isso se chamou o seu nome Babel, porquanto ali confundiu o Senhor a linguagem de toda a terra, e dali o Senhor os espalhou sobre a face de toda a terra.“ Genesis 11. 1-9

Desde quando o pecado entrou no mundo, o homem sempre sofreu as consequências por fazer planos para sua vida, sem o consentimento e a aprovação de Deus.

Na época relatada pelas escrituras, no texto acima, o povo levado pelo orgulho e obstinação ao poder, consentiu entre si, em construir uma torre que chegasse ao céu. Gênesis 11. 4

O que ocorre quando o homem planeja projetos para sua vida deixando Deus de lado?!

Em nenhum momento aquele povo desejou em seu coração, consultar a Deus, e saber se Ele aprovaria tal projeto. Eles queriam viver uma vida independente de tudo, dos outros povos e também de Deus. Não diferente de hoje, muitas pessoas planejam projetos para si, e querem que Deus os aprove e assine embaixo. Muitos ainda continuam persistindo no erro, pois vivem uma vida indiferente em relação a Deus e a vida espiritual. Nos dias de Noé, o povo vivia em total alienação a Deus, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, e não deram créditos a pregação de Noé. Muitas pessoas estão mais apegadas as coisas materiais e seus projetos, que esquecem-se de Deus. Não percebem que tudo que adquirirem nesta vida, não poderão levar para a vida futura. Isto não quer dizer que não devemos ter projetos para a nossa vida, mas antes de tudo, devemos colocá-los diante de Deus e esperar sua resposta.

O jovem rico estava tão apegado a suas propriedades que rejeitou o convite de Jesus, partiu triste e cabisbaixo sem salvação, por ter no seu coração, mais amor aos bens do que a Deus.

A arrogância talvez tenha sido a maior causadora de ruínas na vida da humanidade. Vejamos o exemplo trágico do transatlântico Titanic. O Titanic provinha de algumas das mais avançadas tecnologias disponíveis da época e foi popularmente referenciado como "inafundável", na verdade, um folheto publicitário de 1910, da White Star Line, sobre o Titanic, alegava que ele fora "concebido para ser inafundável". Foi um grande choque para muitos que, apesar da tecnologia avançada e experiente tripulação, o Titanic ainda afundou com uma grande perda de vidas humanas. Resultado daqueles que desafiaram a Deus, colocando a sua arrogância acima do Senhor.

A busca incessante pela fama, é outra ruína para a vida humana. Muitos na busca pelo alto poder, descem aos mais baixos níveis de imoralidade e corrupção. Infelizmente isto acontece até mesmo no meio cristão, onde a busca pela fama tem levado muitos cristãos a apostasia. Veja o que diz a Palavra de Deus em Provérbios 16.18 “A soberba precede a destruição, e a altivez do espírito precede a queda.” E em Filipenses 2.3 “nada façais por contenda ou por vanglória, mas com humildade cada um considere os outros superiores a si mesmo”

Sigamos os ensinamentos que a Palavra de Deus nos deixa, vivendo uma vida onde os nossos projetos devem sempre ser colocados diante de Deus. E nós como bons servos do Senhor Jesus, aguardamos com paciência o seu querer, pois para o homem há caminhos que parecem ser retos, mas o fim deles é a morte. Provérbios 16.25

Também só teremos êxito em nossos projetos, se vivermos uma vida dirigida por Deus e sua Palavra. “Graças, porém, a Deus que em Cristo sempre nos conduz em triunfo, e por meio de nós difunde em todo lugar o cheiro do seu conhecimento” II Coríntios 2.14

Em Cristo,

André Gonçalves.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails