segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Um exemplo de oração e humildade!!

Meditar na Palavra de Deus é algo incomparável. Pois Ela nos ensina como viver uma vida justa diante de Deus.

Um fato que tenho observado nos dias atuais, é a maneira com que as pessoas oram. O que devemos pedir, e como devemos pedir a Deus.
Certo dia, ouvi de um cristão: Meu irmão, esta oração de humildade e formal, já não surte mais efeito, devemos declarar, determinar e exigir que Deus faça tal como deseja o nosso coração!

Confesso que fiquei um pouco (ou muito) preocupado com o que ouvi. Pois a Bíblia nos ensina o contrário. O maior exemplo de humildade foi deixado por Jesus, sim Jesus, o Filho de Deus, que deixou seu trono de glória, veio a esta terra em forma de homem, e viveu uma vida de exemplo a ser seguido por seus fiéis.

Estando Jesus em grande aflição, prestes a ser castigado brutalmente e ser crucificado, estando Ele no jardim do Getsêmani, poderia naquele momento ordenar aos anjos do céu que viessem a agir em Seu favor. Ele mesmo tinha poder para tal!! Mateus 26. 31-40

Mas veja como foi a oração de Jesus, sim eu digo, de Jesus o Filho de Deus:
“E, indo um pouco mais para diante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres. “ “E, indo segunda vez, orou, dizendo: Pai meu, se este cálice não pode passar de mim sem eu o beber, faça-se a tua vontade.” Mateus 26. 34, 37

É um grande exemplo a ser seguido, como pois nós, obra de suas mãos, poderemos determinar algo a Deus? Poderia a criatura voltar-se contra seu criador?! “Ai daquele que contende com o seu Criador! o caco entre outros cacos de barro! Porventura dirá o barro ao que o formou: Que fazes? ou a tua obra: Não tens mãos?” Isaías 45.9
“Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim?” Romanos 9.20

A palavra de Deus nos deixa outros tantos exemplos de oração:

Oração com justiça:
Mateus 5.6 “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça porque eles serão fartos.”
Jó 29.14 “vestia-me da retidão, e ela se vestia de mim; como manto e diadema era a minha justiça.”
II Crônicas 6.19-20 “Contudo, atende à oração e à súplica do teu servo, ó Senhor meu Deus, para ouvires o clamor e a oração que o teu servo faz diante de ti; que dia e noite estejam os teus olhos abertos para esta casa, sim, para o lugar de que disseste que ali porias o teu nome; para ouvires a oração que o teu servo fizer neste lugar.”
Lucas 18.7 “E não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que dia e noite clamam a ele, já que é longânimo para com eles?”
I João 2.29 “Se sabeis que ele é justo, sabeis que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele.”

Oração com Esperança:
Atos 2.26 “Porque dele fala Davi: Sempre via diante de mim o Senhor, porque está à minha direita, para que eu não seja abalado; por isso se alegrou o meu coração, e a minha língua exultou; e além disso a minha carne há de repousar em esperança.”
Provérbios 14.32 “O ímpio é derrubado pela sua malícia; mas o justo até na sua morte acha refúgio.”
I Pedro 1.3 “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos.”
Jeremias 17.7 “Bendito o varão que confia no Senhor, e cuja esperança é o Senhor.”

Oração com fé:
Hebreus 11.1 “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem.”
Mateus 9.22 “Mas Jesus, voltando-se e vendo-a, disse: Tem ânimo, filha, a tua fé te salvou.”
I João 5.4 “porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.”
Tiago 5.15 “e a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.”

Oração com Poder:
Atos 1.8 “Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra.”
Romanos 1.16 “Porque não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.”

Jesus em sua Palavra, também nos deixou uma oração modelo:

“Mt 6.9 Portanto, orai vós deste modo: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome;
Mt 6.10 venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;
Mt 6.11 o pão nosso de cada dia nos dá hoje;
Mt 6.12 e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também temos perdoado aos nossos devedores;
Mt 6.13 e não nos deixes entrar em tentação; mas livra-nos do mal. [Porque teu é o reino e o poder, e a glória, para sempre, Amém.]
Mt 6.14 Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós;
Mt 6.15 se, porém, não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai perdoará vossas ofensas.” Mateus 6. 9-15

Reflitamos no exemplo de oração deixado por Nosso Mestre Jesus!!

Em Cristo,
André Gonçalves.

Um comentário:

Unknown disse...

ORAÇÃO....o segredo é a prática, mts vzs queremos a benção mas nem ao menos nos comunicamos c/ o dono dela.
Ecxelente meditação....
PAZ DE CRISTO!!
VIVA FELIZ TODO DIA SEMPRE C/ JESUS EM SUA COMPANHIA *-*

Related Posts with Thumbnails