terça-feira, 23 de março de 2010

A Palavra de Deus - Fonte e Natureza [parte 02]


A Inspiração Divina da Bíblia.

“Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça”. II Timóteo 3.16

O domínio absoluto da Bíblia sobre as nossas vidas é baseado em nossa convicção de que a Bíblia não apenas contém a Palavra de Deus, mas que é a Palavra de Nosso Deus na sua totalidade. É a Palavra do Espírito Santo. Theopneustos (Gr.), que significa “Divinamente Inspirada”, que literalmente significa “tendo assimilado Deus”. Isto descreve a fonte de toda a derivação da Bíblia, isto é, “toda a Bíblia”.

A Bíblia não é o resultado da consciência humana, ou do intelecto humano, mas é diretamente “respirada” pelo próprio Deus. II Pedro 1.20-21, elabora essa verdade e acrescenta que nada do que foi escrito era da opinião pessoal, ou do intelecto do escritor (v.20), e que cada escritor das Sagradas Escrituras foi “movido pelo” Espírito Santo. Isso não quer dizer que os escritores da Bíblia eram robôs nas mãos de Deus, mas que cada um deles foi direcionado por Deus a escrever.

I Coríntios 2.10-13 nos esclarece o processo pelo qual foi dada a revelação das Escrituras Sagradas. O v.13 diz que mesmo as Palavras usadas ao se transmitir a Bíblia foram planejadas pelo Espírito Santo, que dispôs os autores dos livros da Bíblia para escrever, “comparando as coisas espirituais com o espiritual”. Esta visão bíblica é chamada de inspiração verbal plenária das Escrituras, significando que cada palavra é inspirada pelo Espírito Santo de Deus.

Bibliografia: Plenitude, Bíblia de Estudo. SBB – ARC.

Em Cristo,
André Gonçalves.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails