quinta-feira, 25 de março de 2010

A Palavra de Deus. [parte 03]


A Completa Confiabilidade da Bíblia.

“A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos simples.” Salmos 19.7

O texto “a lei do Senhor é perfeita” é uma referência direta a confiabilidade absoluta, completa e total das Escrituras, as quais constituem a Bíblia.

A Palavra de Deus é perfeita em sua exatidão e segura em sua confiabilidade. Em geral, são usados dois termos para descrever as características da Palavra de Deus:

1º Inerrante (perfeita), significa que, nos originais de cada manuscrito produzido pelo respectivo autor de cada livro da Bíblia, não havia erro nem qualquer vestígio de erro. Além disso, a excelência da proteção do Espírito Santo sobre as Escrituras através dos séculos, tem assegurado que as cópias das gerações passadas, e que chegaram até nossas mãos, são essencialmente as mesmas.

Mesmo os críticos literários, que muitos deles, dizem não ter fé na veracidade da Bíblia, atestam que ela é, dentre os todos os livros que nos foram transmitidos desde a antiguidade, o mais completamente fidedigno, em vista de sua real inalterabilidade e de sua acurada confiabilidade.

2º Infalibilidade, refere-se ao fato de que a Bíblia é infalível como guia absolutamente confiável, tanto para nossa fé em Deus, como para a prática (vida e comportamento). Isso é assim porque Deus é verdadeiro (João 3.33/ 17.3), porque a sua Palavra revela a sua verdade (João 17.17) e porque Deus não pode mentir (Hebreus 6.18).

Bibliografia: Plenitude, Bíblia de Estudo. SBB – ARC.

Em Cristo,
André Gonçalves.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails