terça-feira, 30 de março de 2010

A Palavra de Deus. [parte 05]


Jesus e as Escrituras Sagradas.

“E é mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til da lei.” Lucas 16.17

Como Rei ressuscitado, o Messias de Deus e o nosso Salvador, nosso Senhor Jesus Cristo nos fez algumas das mais importantes declarações relacionadas com a autoridade e natureza da Palavra de Deus.

1º - Jesus afirma a verdade de que cada palavra das Escrituras é dada por Deus. Ele vai além, a ponto de fazer referência direta ao menor sinal de pontuação, o “til”. Não há espaço para debater: Jesus creu e ensinou a inspiração verbal e total da Bíblia, onde toda palavra é inspirada por Deus. II Timóteo 3.16

2º - Jesus também sustenta que cada verdade que a Bíblia ensina, deve ser mantida inviolável. Em Mateus 5. 17-19, ele insiste que todo aquele que ensina qualquer coisa, seguindo contrariamente às Escrituras, não está em harmonia com o Reino de Deus.

3º - Jesus atesta a indissolubilidade das Escrituras. Mateus 24.35 é o texto mais citado a esse respeito. Toda criação pode se dissolver, mas a Palavra de Deus permanecerá para sempre!

4º - Jesus afirma a credibilidade do Antigo Testamento. Ele era a verdade encarnada, e como a encarnação da verdade, seu testemunho é decisivo. Assim, note que Jesus cria no relato Bíblico de:
a) Adão e Eva como o primeiro casal – Mateus 19. 4-5;
b) A literal destruição de Sodoma e Gomorra – Marcos 6. 11/ Lucas 17. 29-30;
c) A realidade de Noé e o dilúvio – Mateus 24. 37-38;
d) A fidedignidade da profecia de Daniel – Mateus 24. 15;
e) A verdade sobre Jonas ter sido engolido por um grande peixe – Mateus 12. 39-40;
f) O milagre do maná, bem como outros milagres durante a caminhada pelo deserto da época de Moisés – João 3.14/ 6. 31-32.

5º - Jesus predisse e autorizou a redação das Escrituras do Novo Testamento. Tanto João 14.26 como João 16. 12-13, Ele assinalou que o ministério próximo do Espírito Santo incluía que ele deveria colocar na mente dos apóstolos as coisas que mais tarde seriam redigidas. Sua antecipação desse ministério não apenas coloca seu endosso sobre esta parte do ministério apostólico, mas também afeta diretamente o fechamento do cânon das Escrituras, que seguiu o término desta tarefa. (ver postagem anterior – parte 04)

Bibliografia: Plenitude, Bíblia de Estudo. SBB – ARC.

Em Cristo,
André Gonçalves.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails