terça-feira, 27 de julho de 2010

O Propósito de Deus em João 3.16


“Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3.16

Considerado o texto áureo da Bíblia, João 3.16 expressa todo amor de Deus para com a humanidade e o seu propósito de resgatar o homem do pecado, restabelecendo a comunhão do homem com seu criador. O amor de Deus neste texto é o sentimento de apreciação por aquele que Ele criou, e que agora está distanciado dele por causa do pecado. O amor de Deus é base da aliança com seu povo (Deut. 7.7-8), e Jesus Cristo crucificado é a maior expressão e a prova do amor incondicional de Deus.

“...deu seu Filho unigênito...” Jesus dentro do plano salvífico, foi o representante exclusivo do Ser e Caráter daquele que o enviou – João 1.14.
João 1.18 expressa Sua união eterna com o Pai na deidade, intimidade e o amor inefáveis entre eles, significa o Filho tendo parte em todas as deliberações do Pai e desfrutando de todos os seus afetos.

“...mas tenha a vida eterna.” A vida eterna é a atual possessão do crente, por causa da sua relação com Cristo – João 5.24. Contudo esta vida eterna não é uma possessão de poder, pois ela está relacionada com a santidade e justiça. A morte e o pecado, a vida (eterna) e a santidade, estão em constante contraste. A morte entrou pelo pecado, e envolveu a vida, ou seja, passou de ser eterna à limitada (morte do corpo físico).
Jesus sendo o dono da vida, doou-se por amor a humanidade, entregando sua vida em sacrifício vivo, e sem pecado. João 10.15/ Isaías 53. 5,10/ Hebreus 4.15.

Estando incluído no plano de salvação, o crente desfruta deste amor e desta vida eterna. Desfruta deste amor pois pode expressar através de sua vida o seu relacionamento com Deus. O Espírito Santo derrama amor no coração dos salvos (Rom. 5.5), e este amor é a mais elevada qualidade cristã. I Coríntios 13.13

Em Cristo,
André Gonçalves.

Bibliografia:
Vine – Dicionário – CPAD.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails