quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Hinos.

A principal definição para hino encontrado nas Escrituras é "cântico de louvor dirigido a Deus". Quando cantamos hinos de louvor dirigido a Deus, não devemos fazer isto apenas com os lábios, mas também com a nossa alma. Salmos 25.1

Nas Escrituras encontramos muitas passagens onde foram catados hinos de louvor a Deus. O livro dos Salmos contém o maior número de referencias de louvor ao Senhor. Nos evangelhos encontramos o Senhor Jesus cantando hinos (Mat. 26.30/ Marc. 14.26). Nestas passagens o hino era parte do Hallel formado dos salmos 113 a 118. O apóstolo Paulo na carta aos Romanos deixa um belo exemplo de louvor dirigido a Deus: "Ó profundidade das riquesas, tanto da sabedoria como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos e quão inescrutáveis, os seus caminhos!
Porque quem compreendeu o intento do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro? Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado?
Porque dele, e por ele, e para ele são todas as coisas, glória pois a ele eternamente. Amém!"

Com o passar dos anos o propósito de cantar hinos enaltecendo o nome do Senhor, foram sendo substituídos por canções com mensagens diversas. Na maioria destas mensagens o homem é que recebe louvor, e muitas delas contém letras dirigidas a Satanás. Assim como a pregação da Palavra tem como centro a pessoa de Jesus Cristo, os hinos, ou louvores, também devem ser dirigidos a "Ele", e não a "eles".

Deus nos concede o privilégio de nós o adorarmos através dos hinos, e quando fazemos isto enaltecendo o seu nome, somos fortalecidos com seu poder.

Paulo e Silas estavam na prisão após serem açoitados, e a noite oravam e cantavam hinos, enquanto os outros presos os escutavam. O louvor foi para Deus, e o resultado foi o milagroso livramento da prisão. Atos 16. 22-32.

O resultado de sermos abençoados por Deus está atrelado a quem adoramos, a Deus ou o homem. Admirar o trabalho de alguém não quer dizer que prestamos adoração a esta pessoa. Nem sempre concordamos com tudo o que as pessoas dizem ou fazem, as quais admiramos seu trabalho, e é nisto que vemos as maravilhas de Deus, que nos fez pessoas diferentes porém com mesmo propósito de adorar a Ele.

Ser abençoado não é desfrutar dos bens desta terra, mas ser cheio do Espírito Santo. Você pode não ter a melhor casa, o melhor emprego e as melhores riquezas, mas se você tiver a alegria do Espírito e a esperança na vida futura com Deus, desejando a breve volta de Jesus que virá buscar o seu povo, certamente você é uma pessoa feliz.

A Ele, toda honra, glória e louvor!

Em Cristo,
André Gonçalves.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails