segunda-feira, 30 de maio de 2011

História Bíblica – As Igrejas da Ásia [parte 02]

Esmirna. Ap. 2. 8-11

Elogio: Suporta o sofrimento graciosamente;
Crítica: Nenhuma;
Instrução: Ser fiel até a morte;
Promessa: A coroa da vida.

À Igreja de Esmirna Jesus Cristo poupou qualquer cobrança ou insatisfação, e ao que parece, sua crise não foi gerada internamente e sim de forças externas, da sinagoga de satanás.

Jesus reconheceu a riqueza da Igreja que pagava o preço por uma vida de santidade e avisou que da sinagoga de satanás viria mais tribulação e oposição por 10 dias. Antes, porém, Ele avisa: nada temas! E depois do aviso, também: sê fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida, pois Jesus e galardoador dos que o buscam (Hb 11.6).

Jesus se apresentou como o primeiro e o ultimo, o que foi morte e reviveu, ou seja, estava na criação (Gn 1.26) e até mesmo antes dela e estará no fim de todas as coisas (Ap 21. 4-6), e com sua Igreja todos os dias até o fim dos séculos (Mt 28.20).

A cidade de Esmirna.

Como Éfeso, Esmirna fica junto ao mar e possui uma longa história. Esmirna é a atual cidade turca de Izmir, situada na ponta do golfo de Izmir, com 50km de extensão, onde se encontra um porto importante. As ruínas mais impressionantes da cidade são as do mercado (ou ágora) com seu conjunto de galerias subterrâneas, construído na metade do século II, destruído por um terremoto em 178 d.C. e reconstruído por ordem de Faustina, esposa do imperador romano Marco Aurélio.


Em Cristo,
André Gonçalves.

Bibliografia:
Plenitude, Bíblia de Estudo – SBB
Nossa Revista – 4º Trimestre 2010 – Buscando respostas de Deus às crises existenciais na atualidade – Editorial CBC
Lawrence, Paul – Atlas histórico e geográfico da Bíblia, pág. 170 – SBB

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails