segunda-feira, 13 de junho de 2011

História bíblica – As Igrejas da Ásia [parte 04]

Tiatira. Ap. 2. 18-29

Elogio: Caridade, serviço, fé e paciência são maiores que antes;
Crítica: Toleram o culto idólatra e a imoralidade;
Instrução: A chegada do julgamento, manter a fé;
Promessa: Domínio sobre as nações, a estrela da manhã.

    Ao que parece, em primeira análise, Tiatira tinha crises semelhantes às das igrejas em Éfeso e Pérgamo: Insinuações aos sacrifícios de idolatria e impureza sexual. Éfeso, porém, aborrecia as obras dos nicolaítas, o que não acontecia em Tiatira. Pelo contrário, era tolerado a mesma digestão de ensino e engano aos sacrifícios de idolatria e prostituição, agora através de uma tal de “profetiza Jezabel”, que se dizia ser profetiza mas ensinava engano. Não nos parece semelhante aos nossos dias aquelas que se dizem “profetizas” e vem profetizando engano, promiscuidade e sacrifícios de idolatria, através de inúmeras “simpatias evangélicas” atuais.
    Os nomes dos causadores das crises agora muda, não se fala mais de Balaão ou Nicolaítas, mas de Jezabel – mulher que se diz profetiza. A crise é a mesma: Engano, mentira, tolerância ao pecado, sacrifícios de idolatria e prostituição.

    O que seriam hoje, na igreja, sacrifícios de idolatria e prostituição? Lembramos alguns ensinos do mestre Jesus, que é profeta perfeito e poderoso em palavras (Lc. 24.19). Jesus disse que até mesmo quem pensar com “segundas intenções” para uma mulher já havia cometido adultério e ainda se nossos olhos nos levam ao pecado devemos “arrancá-los” de onde estiverem fixos (Mt 5.27-29), pois a candeia, ou seja, a luz do corpo são os olhos, e se estes olhos estiverem em escuridão, levará todo o corpo à escuridão (Lc 11. 34-35). Não será isto que acontece hoje quando assistimos novelas, filmes, revistas de fofocas, vídeos e imagens indecentes, relacionamentos via internet e demais literaturas espúrias?

    Não precisamos comprar ou pagar por esse tipo de literatura ou entretenimentos. Podemos conseguir gratuitamente na “banca da dona Jezabel”, ou no TELEVIzinho Balaão, ou ainda na internet gratuita , basta acessar no site “nicolaítas.satã.mundo”. Se nossos olhos nos fazem escândalo, lhos arranquemos diante dessas coisas, enquanto há tempo (Is 55.6). Se nossos pés nos fazem tropeçar, fujamos diante das ciladas, como fez José (Gn 39. 10-12). É melhor a aparência de covardia, para salvar nossa vida do que coragem irresponsável, que nos leve à morte. Se nosso coração é reto diante de Deus mas a carne é fraca, busquemos fortaleza em Deus que tem nos dado tempo para arrependimento (At. 2.21) e socorro aos tentados (Hb. 2.18), pois não permitirá tentação acima do que podemos suportar (I Cor. 10.13), cumpre à nós dominar nossas paixões (Gn 4.7) e, nos cuidarmos para estando firmes não cairmos (I Cor. 10.12), pois, do contrário, o que foi sentenciado á igreja em Tiatira recairá sobre nós (Ap. 2. 22-23).


A cidade de Tiatira.

    Tiatira é hoje a atual cidade de Akhisar, na Turquia. De certa forma, é irônico que a mais longa das sete cartas seja endereçada à cidade sobre a qual sabemos menos.

    Na antiguidade, Tiatira era conhecida pela manufatura de tecido de cor púrpura. A tintura, obtida de uma planta chamada garança, ainda era usada em Akhisar no final do século XIX. Em Filipos, no norte da Grécia, Paulo conheceu uma mulher de Tiatira chamada Lídia que era comerciante de tecido púrpura.
    Outra atividade econômica importante da cidade era a manufatura de bronze polido. Várias atividades comerciais eram desenvolvidas na cidade e a filiação a uma associação profissional normalmente implicava a participação em cultos pagãos e seus rituais imorais.
Há poucos vestígios da cidade antiga de Tiatira. As únicas testemunhas de seu passado cristão são as ruínas de uma igreja bizantina.

Em Cristo,
André Gonçalves.

Bibliografia:
Plenitude, Bíblia de Estudo – SBB
Nossa Revista – 4º Trimestre 2010 – Buscando respostas de Deus às crises existenciais na atualidade – Editorial CBC
Lawrence, Paul – Atlas histórico e geográfico da Bíblia, pág. 172 – SBB

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails