sábado, 4 de fevereiro de 2012

Provérbios, sabedoria para a vida.

O título hebraico origina-se da palavra mãsãl, que significa “ser como”. Esta palavra desafia os leitores a compreender as analogias entre as coisas espirituais e materiais. O termo “Provérbios” deriva do título em latim, “Proverbium”. O tema do livro é encontrado em Provérbios 1.7, onde é revelado o meio pelo qual se adquire a sabedoria - o temor ao Senhor. Os resultados da aplicação apropriada da sabedoria incluem a capacidade de usar com sensatez e prudência os talentos dados por Deus, a percepção das obrigações morais, e a própria maturidade intelectual.
 

Meditando em Provérbios:

O temor do Senhor é o princípio da ciência, os loucos desprezam a sabedoria e a instrução. 1.7

Mas o que me der ouvidos [diz o Senhor] habitará seguramente e estará descansado do temor do mal. 1.33

Porquanto a sabedoria entrará no teu coração, e o conhecimento será suave à tua alma. 2.10

Filho meu, não te esqueças da minha lei, e o teu coração guarde os meus mandamentos. Porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz. 3.1-2

Não sejas sábio a teus próprios olhos, teme ao Senhor e aparta-te do mal. 3.7

Filho meu, não rejeites a correção do Senhor, nem te enojes da sua repreensão. Porque o Senhor repreende aquele a quem ama, assim como o pai, ao filho a quem quer bem. 3.11-12

Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito. 4.18

Porque melhor é a sabedoria do que os rubins, e de tudo o que se deseja nada se pode comparar com ela. 8.11

O temor do Senhor é a princípio da sabedoria, e a ciência do Santo, a prudência. 9.10

Na multidão de palavras não falta transgressão, mas o que modera os seus lábios é prudente. 10. 19

Eis que o justo é punido na terra, quanto mais o ímpio e o pecador! 11.31

Longe está o Senhor dos ímpios, mas escutará a oração dos justos. 15.29

O que atenta prudentemente para a palavra achará o bem, e o que confia no Senhor será bem-aventurado. 16.20



Em Cristo,
André Gonçalves.

Um comentário:

Anônimo disse...

Deus o abençõe meu irmão.

Há alguns anos atrás li esta passagem na Biblía:"O temor ao SENHOR é o princípio da sábedoria" De fato, não é possível ser verdadeiramente sábio sm conhecer á DEUS, sua vontade para conosco,temer o seu nome(ter respeito pelo nome do SENHOR0), no mundo há muitos intelectuais,mestres,doutores e PHD's, porém se despresarem o conhecimento de DEUS,são esses os luocos a quem as Escrituras se referem, pois a sábedoria do mundo é loucura para DEUS.

Irm. Nadir

Related Posts with Thumbnails