sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Uzá e a desobediência.


II Sm 6

A Palavra de Deus sempre nos dá bons exemplos de como ele é zeloso, principalmente no que se refere à santidade e a obediência. Uzá é o exemplo de um consagrado homem a serviço do Senhor que ousou em lhe desobedecer, e este ato custou sua vida.

Davi era devoto, obediente, temente e zeloso pelas coisas de Deus. Em seu coração havia bom propósito em trazer a arca do Senhor para Jerusalém. Talvez Davi não soubesse, ou não se recordava, de que este santo utensílio da casa do Senhor não poderia ser transportado de outra maneira a não ser nos ombros dos sacerdotes. Se Davi não sabia, Uzá sabia (Êx 25. 12-15/ Js 3.8). Parece que Uzá queria poupar os seus ombros de carregar a arca e pensou que transportá-la em um carro de bois era mais cômodo e rápido.

O ato impensado deste sacerdote custou-lhe a vida. “E, chegando a eira de Nacom, estendeu Uzá a mão à arca de Deus e segurou-a, porque os bois a deixaram pender. Então, a ira do Senhor se acendeu contra Uzá, e Deus o feriu ali por esta imprudência, e morreu ali junto à arca de Deus.” II Sm 6.6-7

Imprudência significa literalmente irreverência. Nem mesmo os sacerdotes tinham permissão para tocar a arca ou olhar dentro dela, porque era muito sagrada. A arca não estava sendo transportada de acordo com as instruções de Deus. Se a arca tivesse sido transportada no ombro dos sacerdotes, como ordenara a lei, isso não teria acontecido.

A segunda tentativa de levar a arca foi bem sucedida porque os sacerdotes desta vez a transportaram de maneira correta, ou seja, em seus ombros. A presença de Deus deve ser conduzida por pessoas e não por coisas. II Sm 6.13.

Devemos atentar à Palavra de Deus para não cometermos os mesmos erros e aprendermos que sempre que desobedecermos aos mandamentos de Deus seremos levados ao erro. Tenha em mente que a desobediência e a rebeldia lhe transportarão à queda.


Em Cristo,
André Gonçalves.

Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns pelo post

Related Posts with Thumbnails