quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

A soberba dos homens.


Soberbo, do grego huperephanos, significa “mostrar-se a si mesmo acima dos outros”. É o oposto de tapeinos, que significa humilde, humildemente.

            Infelizmente este é o sentimento que tem ocupado os corações no mundo, e se o mundo (ímpios) não se dessem por satisfeitos, o mesmo também começou a ocupar os corações dos cristãos.

            O mundo gospel na sua incansável busca pelo sucesso tem levando ícones que se tornaram maus exemplos de homens e mulheres que deixaram seus corações se encherem de soberba, desprezando os humildes e fiéis. Este sentimento tem amadurecido nos corações em todas as áreas ministeriais, seja nas lideranças eclesiásticas, nos pregadores, músicos e cantores. São homens e mulheres que por desprezarem o valor da Palavra de Deus deixam brechas para as astutas ciladas de nosso inimigo, Satanás.

            Nosso Senhor Jesus é melhor referencial para humildade (Mt. 11.29). Deixou seu trono de glória nos céus e humilhou-se na forma de homem sendo obediente até a morte e morte de cruz (Fl. 2. 7-8). Estamos falando do Filho de Deus, nada mais que Aquele que se entregou por nossos pecados, que seria, pois o homem para querer se exaltar e se achar melhor do que os demais? (Mt. 23. 10-12)

            Quando o Senhor deu ordens a Moisés para construir o tabernáculo o Senhor deixou claro que seu desejo era habitar no meio do seu povo (Ex. 25.8). A Glória de Deus estava representada pela Arca da Aliança e a vida religiosa do povo de Israel girava em torno da presença de Deus e da Sua Glória. Os sumo-sacerdotes, sacerdotes e levitas que ali ministravam, eram apenas os que conduziam o povo a Deus.
           
O apóstolo Judas, autor da última epístola universal antes do livro de Apocalipse poderia se apresentar desta forma: “Eu, Judas, irmão de Jesus Cristo...”. Mas ele não ousou em se exaltar, embora sendo irmão de Jesus (Mt. 13.55), mas quando escreveu exortações essenciais a igreja apresentou-se desta forma: “Judas, SERVO, de Jesus Cristo e irmão de Tiago, aos chamados, queridos em Deus Pai e conservados por Jesus Cristo: a misericórdia, e a paz, e o amor vos sejam  multiplicadas”. Jd v.1-2

            Também vemos na vida e ensinos do apóstolo Paulo o exemplo de humildade. Leia II Cor. 4.7/ I Cor. 12. 9-10/ I Cor. 2. 4-5/ II Cor. 3.5. Lembre-se: o Senhor não reparte sua glória com ninguém (Is. 42.8/ 48.11).

            Que em cada vida haja temor (At. 2.43), e combatamos este mal começando por nós. Gl. 6.14


Em Cristo,
André Gonçalves.


Bibliografia:
Vine – Dic. Vine – pág. 697,996
CBC – Editorial – Revista E.B.D. 1º Trimestre 2013

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails