A
Teologia evangélica está edificada sobre o sobrenatural. O nascimento virginal
de Cristo, o seu ministério cheio de milagres, a sua ressurreição física dos
mortos e a sua ascensão corpórea ao céu são apenas alguns dos numerosos
milagres essenciais para o Cristianismo bíblico. O sobrenatural é um
pressuposto tão importante para a teologia ortodoxa que, sem ele, o
Cristianismo histórico ruiria. “E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa
pregação, e também é vã a vossa fé” (I Cor. 15.14)
Cada
uma das palavras que referem a ventos sobrenaturais (sinal, maravilha e poder)
delineia um aspecto do milagre. Um milagre é um evento incomum (maravilha) que transmite
e confirma uma mensagem incomum (sinal) por intermédio de uma habilidade
incomum (poder). Do ponto de vista divino, o milagre é um ato de Deus (poder)
que atrai a atenção do povo de Deus (maravilha) para a Palavra de Deus (por
meio de um sinal). Estas palavras designam, respectivamente, a “fonte” (o poder
de Deus), a “natureza” (maravilha, incomum) e o “propósito” (sinalizar algo que
vai além do fato em si) de um milagre. Eles são normalmente utilizados como
sinais para confirmar um sermão, como maravilhas para verificar as palavras de
um profeta, como milagre para ajudar a estabelecer a sua mensagem (Jo 3.2/ At
2.22/ Hb 2. 3,4/ Mc 16. 17-20).
Um
milagre, portanto, é uma intervenção divina, ou uma interrupção, no curso
regular do mundo que produz um evento com um objetivo definido, o qual, apesar
de incomum, não ocorreria (ou não poderia ocorrer) de outra forma.
A
Bíblia informa pelo menos três propósitos para um milagre:
1)
Glorificar
a natureza de Deus (Jo 2.11, 11.40);
2)
Confirmar
as credenciais de certas pessoas na posição de porta-vozes de Deus (At 2.22);
3)
Proporcionar
evidências para que haja fé em Deus (Jo 6.2,14/ 20. 30-31).
Finalmente,
os milagres da Bíblia apresentam um aspecto teológico. Ao contrário da magia,
eles jamais são realizados para divertir as pessoas (Lc 23.8). Eles têm um
propósito distinto: glorificar o Criador e servir como evidência para que as
pessoas creiam, conferindo credenciais à mensagem de Deus através do profeta de
Deus.
Em Cristo,
André Gonçalves
Bibliografia:
Geisler – Norman – Teologia Sistemática –
CPAD – vol. 1, pág. 39, 43,44
Nenhum comentário:
Postar um comentário