sábado, 6 de julho de 2013

Ele vos exaltará.

(I Pedro 5.5-9)

É fato que Deus cuida dos Seus. A fidelidade para com Deus é a chave que necessitamos para alcançar Seu favor, proteção/cuidado. Também é fato que cada vez mais somos conduzidos a pensar, e até mesmo crer, que Deus tem obrigação em nos atender em tudo que desejamos, estando ele não mais na posição de Senhor, mas de servo. Passam-se os anos, o secularismo avança e as atitudes nos levam a inverter o curso das coisas: Antes se dava mais valor à humildade, à submissão, ao amor, à fidelidade. O querer de Deus estava acima de todas as coisas. Pois é, os tempos são outros! Mas não se engane pois Deus continua sendo o mesmo.


Usa-se muito este versículo (I Pedro 5.6b), fora do contexto é claro, para justificar o fato de que Deus nos exaltará nesta vida, nos colocando em posição melhor do que os outros, principalmente dos desafetos, pessoas que nos perseguem, nos humilham, nos desprezam.

O fato é que o versículo em apreço está falando de outro assunto. Fala-nos da proteção de Deus em sentido de que Ele nos guardará no tempo da provação, da escassez, da aflição, do mundo tenebroso e da tentação (I Pedro 5.8). O versículo quatro fala desta exaltação: “quando o aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível [que não se dissipa, que é duradouro] coroa de glória. Isto se dará Naquele Dia, quando o Senhor nos dirá “...vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o Reino que vos estará  preparado desde a fundação do mundo.” Mat. 25.34

No tempo de Pedro, os santos estavam passando pelo fogo da aflição. Embora as tribulações não sejam enviadas por Deus, ele as permite. Pedro diz que o melhor a fazer é aceitá-las humildemente das mãos do Senhor. Ele sustentará seu povo e em tempo oportuno, o exaltará.

A continuação (contexto final) do versículo seis, orienta-nos a lançar (entregar definitivamente) a Ele toda nossa ansiedade (preocupação, angústia). Também é para sermos sóbrios (moderados), vigiar para resistir nosso inimigo que anda ao derredor buscando a quem possa tragar. Mas lembre-se: nosso inimigo anda ao derredor, porém o anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem e os livra do mal. Sl. 34.7

Por favor, não entenda este post como uma repreensão, mas como uma orientação, uma exposição bíblica, para que você não seja enredado por falsa exegese.



Em Cristo,
André Gonçalves

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails