sexta-feira, 28 de março de 2014

A Historicidade do Novo Testamento.

Poucos estudiosos negam a historicidade completa do Novo Testamento. A razão por que o número de historiadores e estudiosos bíblicos que negam a historicidade do Novo Testamento é tão pequeno que ficará clara à medida que analisarmos o volume de evidências a seu favor.

A historicidade do Novo Testamento é basicamente a historicidade dos Evangelhos, do livro de Atos, e das primeiras epístolas de Paulo, já que os documentos escritos depois do final de Atos não são decisivos na demonstração da vida, morte e ressurreição de Cristo, que estão no coração da questão a respeito da historicidade do Novo Testamento.

A maior parte da crítica negativa é pré-arqueológica, baseada em pressuposições filosóficas não comprovadas e que foram posteriormente tornadas obsoletas pela Arqueologia. Como com o Antigo Testamento, o argumento positivo a favor da confiabilidade histórica dos manuscritos do Novo Testamento está baseada em dois pontos principais: a confiabilidade dos manuscritos do Novo Testamento e a confiabilidade das testemunhas do Novo Testamento.

Em Cristo,
André Gonçalves.


Bibliografia:
Geisler – Norman – Teologia Sistemática, CPAD – pág.427

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails