segunda-feira, 7 de abril de 2014

Igreja, a noiva do Cordeiro.

Ef. 5. 25-30

Existe um processo de purificação da Igreja para o encontro com Cristo. O termo “numfe” refere-se, também, à mulher que está limpa, pronta para casar com seu noivo, num momento único, que não será repetido.

É interessante a relação que a Palavra de Deus demonstra entre o relacionamento de Cristo e a Igreja, assim como a noiva com o noivo. Na cultura judaica o casamento dava-se da seguinte forma: No dia do casamento havia uma procissão. O noivo, vestido com suas melhores roupas, caminhava com os seus amigos da sua casa para a cassa da noiva. Ela deveria estar esperando arrumada depois de ser banhada e arrumada pelas suas damas de honra. Ela usava um véu para cobrir o seu rosto, que simbolizava a sua pureza. Somente as moças virgens usavam um véu.

Vejamos o paralelo entre o casamento e a relação de Cristo com a Igreja: O noivo saia de sua casa para “buscar” a noiva (Cristo virá buscar a Igreja [I Tess. 4.17]). Em determinado momento o véu que a noiva usava era retirado e colocado no ombro do noivo, e feita a seguinte declaração: “O governo estará sobre os seus ombros”. Ver Is. 9.6.

O Senhor Jesus poderia utilizar qualquer figura religiosa de sua época para demonstrar o seu relacionamento com a Igreja. Mas os religiosos de seu tempo foram os principais opositores de Jesus. Nada melhor do que a figura de uma noiva, por sua pureza, assim como a Igreja deve ser pura, santa.


Em Cristo,
André Gonçalves.



Bibliografia:

Gower, Ralph – Novo Manual dos Usos e Costumes dos Tempos Bíblicos – pág.66

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails