quinta-feira, 17 de abril de 2014

Vivendo uma vida satisfeita!

Fil. 4. 10-13

O contentamento é algo que no tempo presente tem sido um bom assunto para meditação e reflexão.
O mundo materialista que vivemos não deixa espaço e tempo para uma avaliação do que é viver com contentamento.

            A fadiga do trabalho, a busca incessante por adquirir, a insistência por crescer e ter abundância muito mais do que o necessário para a  necessidade cotidiana nos tem levado a uma vida de insatisfação daquilo que temos, esquecendo-se que o que temos foi Deus que nos deu para vivermos felizes.


            Contentamento é uma palavra intrigante! Se pararmos um pouco e exercitarmos o nosso raciocínio para pensar no que Deus nos tem provido, e olharmos à nossa volta veremos que Deus nos tem abençoado, e que ocupamos uma melhor posição que muitas pessoas estão, mas mesmo assim ainda estamos insatisfeitos com o que possuímos!

            Contentamento é um dom! Não é virtude que nasce no coração do homem pela sua capacidade, mas é Deus que faz nascer no nosso coração a capacidade de ser feliz com o que possuímos – v. 11-12

            Vejamos como Paulo poderia dizer estas palavras: "porque já aprendi a contentar-me com o que tenho". Como um homem tendo privações pode ser feliz? A resposta está no seu coração: Quem ocupa o seu coração é que dará a resposta. O senhor que estiver morando no seu coração é que representa e que dá o resultado da sua satisfação.

            Se Deus mora neste coração, embora estando "abatido, sei também ter abundância, em toda maneira e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome, tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. (v.12) Este coração consegue ser feliz, porque "posso todas as coisas em Cristo que me fortalece" (v. 13)

            Mas quem fortalece é o Senhor! O dinheiro não fortalece o coração, uma boa posição social muito menos, e tão pouco as riquezas.

            Se olharmos a historia secular, ela está inundada de pessoas que possuíam fama, dinheiro (muito dinheiro), bens (muitos bens), mas não tinham Deus nos seus corações, e por isso eram infelizes, deprimidas, descontentes com tudo aquilo que possuíam, e muitas delas cometeram suicídio.

            A felicidade é dada por aquele que não teve começo nem fim, mas quando a buscamos nas coisas perecíveis, temporais, elas não nos dão alegria (Mt. 6. 19-21)
            Uma frase de um escritor Frances diz: “Quem vive contente com nada possui todas as coisas”.

            Em Deus está a receita para satisfação pessoal, para uma vida de contentamento, para uma vida abundante, para uma vida feliz, para uma vida cheia de graça e tranquilidade. Quem é o senhor da vossa vida???



Em Cristo,
André Gonçalves.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails